domingo, 18 de outubro de 2009

O Papa é Pop !!!

Já sabíamos com bastante antecedência o programa do dia 07 de outubro- o Vaticano. Tudo por que diz a lenda que para evitar mais de duas horas de filas nas bilheterias dos Museus do Vaticano é recomendável comprar antes pelo site, por isso já tínhamos ingressos para as 11h. Nos meses anteriores a viagem entrei todas as semanas no site do Vaticano, buscando a agenda do Papa para outubro, e até o meio de setembro nada... queria muito ir ao museu em um dia de audiência pública do Papa, geralmente quartas feiras e domingos. Funciona assim - para conseguir um lugar mais próximo do Papa, em cadeiras em lugares delimitados na Praça São Pedro é preciso fazer um cadastro pelo site, indicando o dia da audiência. Pretendia fazer tudo isso, mas até partirmos para a viagem, o site do Vaticano só indicava a agenda até ssetembro. Apesar de ter comprado o ingresso do museu para uma quarta feira, tinha desistido da audiência, conformada em ir a Roma e não ver o Papa. Paciência.

Pois bem. Eu sempre digo que Deus é infinitamente bom, e nos dá mais do que pedimos sempre. Mais uma vez aconteceu. No dia 07, nosso terceiro dia em Roma, combinamos de irmos o mais cedo possível ao Vaticano, porque sempre é muito cheio lá. Iríamos na Basílica das 9 às 10:30h, e depois seguiríamos para os Museus do Vaticano. Pegamos o metrô (chega-se no Vaticano de Metrô, estação Otaviano), e no caminho conhecemos uma família de brasileiros que estava indo também para lá. Até aí, normal. Eram 9:20h quando chegamos à estação, e de lá a praça são uns 15 minutos de caminhada. logo que saímos da estação já vimos uma movimentação anormal, o povo apressado e muita gente indo na direção da Basílica, muitos com o papel azul na mão - o "passaporte" para a audiência. Começamos a prestar atenção nos comentários e descobrimos que a pressa era para a audiência do Papa mesmo.

A multidão em direção à Piazza San Pietro

Ao mesmo tempo que fiquei feliz por escolher o dia certo meio por acaso, fiquei triste por não ter as entradas privilegiadas. Mas..... era cedo ainda, e depois da fila do raio-X para entrar na Praça de São Pedro, conseguimos ficar ao lado do espaço reservado para quem tinha reservas para a audiência - nós ficamos em pé, é claro, e num sol de rachar, tipo nordeste do Brasil, mas ficamos muito felizes em estar ali. É uma energia muito boa, todos felizes à espera do Papa.

Depois de quase uma hora de espera os telões começaram a mostrá-lo no papamóvel, e eu comecei a disparar fotos com o zoom máximo... consegui focalizar o cocuruto papal - vulgo alto da cabeça. Perfeito! Apesar de não ter o carisma do seu antecessor, ele se esforça - e acho que ele é mesmo pop!

Tá vendo aquele pontinho branco no meio da foto?

A audiência papal não é uma missa. Um tema é escolhido e ele fala sobre ele em várias línguas, e assistentes-padres mencionam os grupos de várias regiões do planeta presentes naquele dia. Uns acenam com lencinhos coloridos, bandeiras, outros cantam em coro, outros levantam faixas. É uma festa! O tema desse dia foi muito emocionante para mim. O Papa falou sobre os 400 anos de morte de São João Leonardi, que nasceu e viveu em Lucca, na Toscana. Pra minha surpresa, esse santo é o protetor dos farmacêuticos, usou seu conhecimento adquirido no curso incompleto de farmácia para tratar e salvar as pessoas. Por amor a Deus dedicou sua vida a essa vocação, fazer o bem com sua profissão, salvar doentes em uma época em que as doenças eram tantas e os recursos tão poucos. Agradeci a Deus por ter sido abençoada com esse ofício também, e pedi por todos meus colegas farmacêuticos, para que tenham sabedoria e usem essa linda profissão para o bem e para dar mais vida às pessoas.

Por fim, o Papa deu uma benção a todos, estensiva à família de cada um, principalmente crianças e enfermos, e abençoou os objetos. Mais uma vez nossas alianças foram abençoadas, assim como as chaves de casa e uma fotinho do Henrique.

Acredito que tudo isso não foi uma coincidência, foi Deus mais uma vez me dando mais do que eu pedi.

Onde está Wally? - Acreditem, o Papa também está nessa foto....

Depois de toda essa manhã emocionante, almoçamos e fomos para o incrível complexo de 6 museus do Vaticano. Surpresa - não tinha fila! Isso porque era hora do almoço, mas mesmo assim recomendo que todos comprem antes o ingresso, pois há muito pra ver. Fomos com audioguide, pois é impossível saber os detalhes das peças principais desse museu - é tanta coisa que eles não dão conta de cuidar da parte visual dos museus, então quase não há explicações impressas. Passamos 4 horas lá dentro, e vimos inúmeras esculturas antigas romanas, o museu egípcio, pisos de mosaicos impressionantes, que eram das ruínas e foram transferidos para os edifícios do Vaticano (pleonasmo para não dizer roubados... tudo bem, mesmo roubados um dia, pelo menos hoje estão conservados pra gente ver), salas de mapas, cartas escritas por Michelangelo, Galileu, e os próprios Papas, as impressionantes salas de Rafael, com afrescos famosos como a Escola de Atenas, e até obras modernas como uma pietá de Van Gogh e um simpático quadro com um cardeal gordinho de Botero.

Mosaico romano

Sala Cartográfica

Escola de Atenas (Rafael)

O cardeal de Botero

Todo mundo sabe que a "cereja do bolo" dos Museus do Vaticano é a Capela Sistina. Não consigo nem encontrar um adjetivo a altura pra descrever esse lugar. Magnífico é pouco. Eu diria que é mesmo divino. Mais uma vez ele, o divino Michelangelo, que passou 4 anos de sua vida pendurado pintando o teto mais famoso e lindo do mundo, e outros 6 anos trabalhando no afresco do altar, o Juízo Final. Tudo é tão rico em detalhes e em informação - não só as imagens foram ricamente trabalhadas, mas a razão de estarem ali também. Michelangelo tinha profundos conhecimentos de teologia, e essa é a obra que revela esse lado do gênio.

Ficamos 40 minutos admirando o teto e o altar, com binóculo, audioguide e livro, mas acho que um dia inteiro seria pouco pra tanta beleza. É o povo que atrapalha - querem tirar fotos, os guardas ficam gritando que fotos são proibidas, e gritam de vez em quando "silenzio!" também. É abafado, todo mundo fica meio amontoado, mas não pudermos reclamar porque encontramos logo um banco para admirar tudo sentados. Agradeci a Deus por ter visto tanta beleza.

Escada de saída - Musei Vaticani

Por fim, fomos até a Basílica de Sao Pedro. Também é emocionante estar lá. Logo na entrada, à direita, a Pietá, obra que Michelangelo concluiu em um ano, em 1499. É menor que eu imaginava, e apesar de triste, é linda, sublime. Muitas outras obras estão na basílica, projetada pelo próprio Michelangelo e por Bernini. Não há um centímetro sequer que não seja recoberto por mármore, de todas as cores, desenhos e tamanhos. Realmente impressiona, mas tenho que confessar que um pensamento me veio a mente logo que entrei lá: Jesus, o Filho de Deus, o maior de todos do Céu e da Terra e de todos os tempos nasceu em um estábulo e viveu uma vida tão simples... porque então os homens precisam (ou precisaram) ostentar tanto luxo? A grandiosidade e o luxo pra mim representam o valor histórico, porém acredito que Deus é maior que isso, e está presente também nas capelinhas, nos altares de igrejas pobrezinhas, ou ainda quando há mais de um reunido em seu nome.

Interior da Basílica de São Pedro - Domo maior

A lindíssima Pietá, de Michelangelo

Ainda antes de ir embora de Roma, um outro dia, retornamos para visitar as tumbas dos papas (acesso fechado no primeiro dia) e fazer uma oração no túmulo do papa mais querido, João Paulo II.
Basílica de São Pedro ao anoitecer

Depois de mais fotos na Praça Sao Pedro, fomos em direção ao Castelo Sant'Angelo, de onde vimos o rio Tevere, os magníficos anjos de Bernini que adornam a ponte, e o por do sol.